terça-feira, 23 de junho de 2009


Renascimento Cultural

O nome "Renascimento", nos leva a pensar em algo que ressurgiu, que voltou a viver. Foi justamente isso que ocorreu na Europa durante os séculos XV e XVI. Nos séculos anteriores a esse, ocorreram transformações no sistema de poder, essas mudanças ocasinaram um grande retrocsso nos pensamentos e cultura da Europa, se tornando um período conhecido por "Idade das Trevas".

Nesse período de Trevas, a Igreja possuia grande influência e poder e isso fez com que ela se opusesse com ferocidade a todo tipo de idéia contrária a sua doutrina. Após a queda da influência da Igreja, se iniciou esse período de Renascimento artístico, cultural, científico e Filosófico, que ficou conhecido como Renascimento ou Renascença.

Os valores renascentitas atingiram todas as áreas do conhecimento humano, em quase todo o continente europeu.

O renascentismo ocorreu com uma brusca separação com a Idade Média, onde o universo era tratado como algo obscuro, dominado pela ignorância e irracionalidade.
A visão de mundo que começava a se difundir no século XV opunha-se à medieval, procurando retomar os valore greco-romanos para fzar renascer a razão.

As conquista marítimas e a expansão de mercados com Ásia, trouxeram grande enriquecimento do comércio e trouxe a diversificação dos produtos de consumo na Europa a partir do século XV. Com esse aumento do comércio, muitos comerciantes conseguirma grandes fortunas, e pretígio. Para aumentar o seu prestígio, os comerciantes costumavam financiar a produção artística de escultores, pintores, músicos, arquitetos, escritores, etc. Esse tipo de ajuda financeira ficou conhecida como mecenado e esses financiadores como mecenas.

O Renascimento, também representou o surgimento do estudo dos valores humanos, com dediacação ao estudo da história, filosofia, matemática e poesia, que procuravam dar ao ser humano condições para o progresso e o desenvolvimento humano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário