segunda-feira, 15 de junho de 2009

História: Por que estudá-la?


Durante nossa vida escolar, nós constantemente nos perguntamos: "No que este trabalho de 20 páginas vai me ajudar?", "O que eu vou aprender com isso?" ou "No que isso irá me preparar para os desafios da vida?". História, é uma matéria que frequêntemente sofre esse tipo de questionamento, não sendo raro um aluno perguntar: "Pra que estudar algo que ocorreu há tanto tempo?".

Essa questão, pode ser explicada pelo fato de que nem sempre a história é fácil de se compreender, e exije muita atenção e dedicação no seu estudo. Mas, no que ajudaria seu estudo? O estudo da história, nos permite descobrir o que ocorreu, porque ocorreu e como ocorreu determinada situação. Esses fatos ocorridos no passado, nos mostram como aquilo que ocorreu há tanto tempo pode colaborar no dias de hoje.

Tudo aquilo que fica para a história, não é descoberto de um dia para o outro, e os pesquisadores têm de montar um verdadeiro "quebra-cabeças", em que as peças podem ser documentos escritos, monumentos e construções, ossos, vestígios de modificações ambientais provocadas por ação do homem, etc. Essas pistas, ao serem compreendidas, levam a algo concreto, que é tido como o fato histórico. Nessas descobertas da História da humanidade, sempre há uma sucessão de acontecimentos, em que um fato leva a outro, sendo a história algo contínuo, em que tudo tem uma causa, uma conseqüência e um porque.

Essa pesquisa a história, nos mostra como o presente pode estar ligado ao passaso, ajudando a não tornar a cometer os mesmos erros do passado. Nisso, podemos concluir, que a história pode nos trazer muito mais que conhecimento de algo que ocorreu no passado, mas sim compreender a história do mundo por um ângulo geral, observando as transformações e colocando-as em uma perspectiva próxima a nossa realidade.

E para você leitor, qual a importância da história na sua vida?

Nenhum comentário:

Postar um comentário